domingo, 2 de agosto de 2009

PRIMEIRO ACTO - continuação I

Proteger vidas, a minha missão é proteger vidas, apoiar estes abandonados crentes em Deus e que, estranhamente, não se opõem a nenhuma das instruções, como se estas fossem perfeitamente normais. Justificar-se-ão todos estes actos? A mensagem foi clara mas não dava qualquer indicação da altura da sua ocorrência, nem se os problemas causados por tamanha destruição serão em igual dimensão aos sonhados. Sou um homem de ciência e esta actuação poder-me-á vir a sair bem cara. Acredito neste empreendimento, quase como se me movesse um estranho sentido de aventura, tão estranho que se sobrepõe a qualquer travão de racionalidade. E se todas estas almas acabassem mortas e enterradas? Desde que me lembro que procuro respostas, razões objectivas e concretas para tantas questões, uma só razão que explique quem somos, uma razão que nos explique o porquê de aqui estarmos e do que fazemos. Tentar encontrar assim, nestes estranhos desígnios, nem que seja uma parcela mínima dessa resposta. Vale a minha vida, a minha reputação, a minha loucura. E a minha alma permanece continuadamente confusa depois de confrontada com estes momentos de dúvida. A minha consciência impeliu-me para relatar em verdade este meu sonho, independentemente das consequências que essa confissão me venha a provocar. Os homens têm de saber lidar com esta capacidade. Devemos aos nossos sonhos a devida e ponderada consideração.

E a minha história, repetir-se-á ela? Voltará de novo a moldar-se a realidade do meu porvir conforme as imagens anteriormente antecipadas e processadas na minha mente? Estou pronto! Sinto-me pronto para tudo aquilo que sequencialmente foi despoletado pelo meu pesadelo. As portas do futuro e do passado vão encontrar-se, mais uma vez, aqui e agora.

Não se passa nada!

Faltará talvez um pouco?

Felício, o meu bom Felício agita-se!

Continuo pronto para aquilo que está para chegar. Sinto o meu corpo a tremer de uma tão estranha maneira que não consigo sequer descrevê-la.

Felício está cada vez mais agitado. Que venha de uma vez por todas o que estiver para acontecer. Estou pronto para tudo aquilo que tiver de acontecer. Estou bem!

Estou pronto para ir, sinto-me pronto para ir. Para partir ou receber esta viagem.

Fecho os olhos e o ruído é avassalador, tudo à nossa volta é ruído, agudos sons, silvos que se fazem sentir de toda a parte, um tremendo e fortíssimo abalo que nos atira para o chão como se fossemos feitos de papel. O chão treme com uma violência indescritível, sem dar tréguas. Mantenho os olhos fechados pois as imagens da destruição são catastróficas. Tudo treme e abana como se o planeta fosse feito de papa. O chão ganhou vontade própria. Os estrondos! De baixo de nós parecem rebentar os mais potentes canhões. Não imaginava que os nossos ouvidos pudessem suportar estes ruídos. As pessoas parecem folhas arrastadas por um vento feroz que as esmigalha no meio dos destroços das habitações com toda a violência. Sentimo-nos tão perdidos, as pessoas sentem-se perdidas, abandonadas, incrédulas. Um passinho de cada vez e tombam novamente com a violência dos abalos. Somos atirados uns contra os outros, pisados por muitos que correm apavorados a tentar descobrir onde param os seus. Quanto tempo dura esta eternidade aniquiladora? Não irá ela ter um fim? Os telhados do hospital acabam de desabar acompanhando os ritmos da terra que atira a fachada do edifício de norte para o sul, e de sul para o norte vezes e vezes sem conta. Continuam alguns doentes a tentar descer pela escadaria, mas fazem-no rebolando uns pelos outros e por elas abaixo. É impossível tentar sequer descrever as vidas humanas que estão perdidas. Não existe explicação simples para o que se está aqui a passar. O chão continua a abanar, o meu corpo continua a ser empurrado, a cair, a ouvir os ruídos mais indescritíveis. Estamos todos no centro da mais pavorosa das alucinações. Não é possível descrever esta experiência! Felício mantém-se aqui perto de mim. Não acredito na nova cor do céu. Está cinzento, cor da destruição e das poeiras levantadas pelas muitas fachadas que já tombaram e por tantas outras que continuam a tombar como cartas de baralhos. Tanta destruição, muito maior do que tudo aquilo que uma alma humana pode imaginar. E este ruído! Barulhos de trovões aumentados em milhares de trovoadas a sair das entranhas da terra ao mesmo tempo, juntam-se aos gritos histéricos de uma cidade inteira apanhada de surpresa, juntam-se aos barulhos dos animais, aos barulhos das estruturas arquitectónicas que se transformam em poeira, aos estrompidos dos milhares de pessoas assustadas com os rostos dos mortos ou com aqueles que a seu lado ficam sem partes dos seus corpos.

Não pára! Tudo se mantém num horroroso estremecimento, um continuado agitar do planeta que nos atordoa. Alguns dos loucos saídos do hospital parecem ter ganho subitamente o juízo. Os seus rostos desenham expressões de pânico e passam a pertencer a este enredo como todos os outros. Lefebvre desce pelas escadarias acompanhado por Mestre Dufau, agarrados como duas crianças assustadas e incrédulas com a dimensão do desastre. A igreja e o Mosteiro, lá no alto, agitam-se de tal forma que suspeito que as suas paredes nos venham fazer companhia. O ruído provocado pela derrocada da sua cobertura conseguiu vencer todos os outros que nos vão ensurdecendo.

Não pára. Não há parede ou fachada de edifício que não se movimente num bailado irreal. E este barulho demoníaco perpetua-se de maneira impressionante. É-me difícil conseguir suportar os barulhos causados por tanta destruição. Tapo os ouvidos com as mãos num movimento irreflectido, instintivo. Os exércitos de Satanás anunciam a sua chegada das profundezas de Lisboa. Alguns edifícios começam a arder, são consumidos por chamas que, em alguns casos, começam a ganhar grandes proporções. Os estalidos da madeira crepitante soma-se aos da terra tremente, cresce ao lado dos latidos tresloucados dos cães, dos esgares de dor de tantas vítimas, de tantas famílias destroçadas, dos edifícios que por toda a cidade continuam a desabar e a soterrar todos os que se tentam salvar pelas vielas mais escondidas e apertadas. São muitas as pessoas que correm até ao Rossio, juntando-se ao grande número de doentes que por aqui inicialmente se foram amontoando. São tantos os que estão de pé quantos os que se amontoam caídos.

Com os ouvidos tapados, tendo perdido a noção do equilíbrio, surge o maior de todos os abalos. Como é possível a natureza esconder tanto poder no centro das suas entranhas. Os demónios que aí habitam terão ordens para pulverizar a vida de todos nós. Aqueles que ainda se mantinham de pé caem com a vibração. E a vontade com que os abalos se vão fazendo sentir uns atrás dos outros não manifesta qualquer acalmia. Muitas são as almas que choram lágrimas de dor, raiva e desespero.

Os tremores violentos parecem querer dar tréguas. Destroçaram a fé dos que permanecem silenciosamente incrédulos a aguardar por alguma benesse divina que lhes devolva a sua cidade montada. Lisboa está destruída numa amálgama de poeira e detritos que se encontram espalhados por todo o lado. Por breves segundos só se escutam as labaredas crepitantes a consumirem as entranhas arquitectónicas de algumas habitações que não sucumbiram à catástrofe. Continuam a chegar à praça centenas de sobreviventes incrédulos e desorientados com este cenário irreal. Muitos arrastam cadáveres, carregam feridos ao colo e às costas, apoiam-se em todos os que podem providenciar algum auxílio. Levanto-me. Procuro chegar até Lefebvre que permanece junto a um Dufau totalmente incrédulo com a dimensão do fenómeno. São feitas as primeiras rápidas tentativas para dar cobro a alguns dos incêndios que começaram a assumir maiores proporções. Lefebvre não consegue manter a alma desligada do frémito que o começou a consumir ainda antes do início dos estremecimentos. Corre pela escadaria em direcção ao interior do hospital de onde saem algumas labaredas e um negro e espesso fumo que alimenta o céu cinzento. Respira-se um ar cansado e incrivelmente bafiento.

Não me mexo! Mestre Dufau agarra-se a mim com uma expressão tão apavorada que se irá perpetuar para todo o sempre nas minhas memórias. O chão volta a agitar-se, o ruído assombroso volta a fazer-se escutar com maior intensidade, como se quatro montanhas ferozes se tivessem organizado, uma por cada um dos pontos cardeais, avançando enfurecidas na nossa direcção, tudo destruindo ao seu redor. E tudo o que já observei se repete com uma inaudita e assombrosa habilidade. A terra treme, desmancha mais edifícios, rasga mais paredes, mata mais e mais almas a cada derrocada, a cada apressada e atabalhoada fuga das gentes apavoradas que tinham acabado de sair de alguns dos locais que se mantinham só em parte destruídos. Aos milhares, as pessoas que acabaram de sair para as ruas, vielas e calçadas são agora apanhadas pelos blocos de edifícios, alguns já em chamas, que lhes caem em cima numa armadilha catastrófica para quem aspirava a uma suposta salvação. Por toda a parte os mortos crescem em número e algumas almas arruinadas começam a pilhar e a retirar aos muitos mortos tudo aquilo que achem por melhor lhes vir a servir. Estratégias do Demónio estas da alma humana. A inumanidade e bestialidade desta franja insensível de carácter abjecto acabam assim por se revelar na pior das catástrofes que alguma vez à raça humana foi dado a conhecer. O valor da vida humana ganha com esta tragédia a infeliz dimensão da indignidade.

O mundo continua a mexer-se, a tremer, a abanar enfurecido como um estranho paradigma de justiça. Os fogos aumentam e a relevância dos agitados momentos que nos atiram novamente ao pavimento forrado com tantos e tantos corpos aumenta na mesma proporção da destruição provocada e do número de mortos que vai causando.

Não pára! Dufau fecha os olhos e tapa os ouvidos bradando aos céus palavras na língua de Diderot. Agarra-se a mim com um desespero intimidante, treme com a mesma intensidade com que a terra se mexe e se agita debaixo de nossos pés. Tudo é ruído, trovão, cinza, pó, lágrima, fogo, chama, fumo, morte, desabamento e destruição. Os habitantes de Lisboa estão perdidos. Os telhados tombam uns atrás de outros e são cada vez mais os incêndios que nascem no centro de tantos escombros e ruínas. Não me restam mais palavras para descrever os sons que surgem impossíveis de todos os locais. O barulho imenso da terra louca, enfurecida, os gemidos, os gritos, os guinchos, os lamentos, as furiosas preces, os loucos aqui ao lado, os pavimentos que se abrem em fendas profundas que engolem pessoas ao desbarato, os animais que continuam alucinados, o intenso e profundo sentimento de impotência perante a dimensão dantesca da tragédia. E a terra que não pára de tremer, que não dá tréguas e que maltrata quem já não tem mais lágrimas para derramar. Foi muito pequena a parcela da tragédia que me foi comunicada no pesadelo desta madrugada. Olho em meu redor e compreendo que a dimensão desta tormentosa realidade permanecerá para sempre entranhada nas memórias deste país.

Será possível? Como pode ainda a Terra tremer depois de tanto tempo já consumido a destruir tudo o que havia para destruir? Alguns sobreviventes rastejam uns sobre os outros para evitar fachadas e paredes inteiras que ainda se mantém heroicamente de pé. A infinita vibração do planeta acaba por as fazer desabar sobre eles sem misericórdia, matando muitos outros que ali acabavam de chegar em seu auxílio. Dou por mim com os braços em sangue pela força exercida pelas mãos de Dufau. Deixou de tapar os ouvidos e agarra-se a mim como à sua própria vida. Constâncio corre, tropeça, cai, volta a levantar-se e corre novamente para junto de nós. O centro da praça é a maior das alas hospitalares. Todos os que de lá conseguiram sair aqui se encontram. Muitos foram, ainda assim, os que por lá ficaram. Os olhos do jovem barbeiro já não me olham com o mesmo distante cepticismo do primeiro momento. Não necessitamos do verbo para comunicar um ao outro tudo aquilo que nos vai na alma. Qualidade amaldiçoada a minha, de ímpar intensidade. Permitiu por a salvo largas dezenas de almas que acabaram por escapar a uma morte certa caso tivessem ficado no interior das enfermarias.

Uma segurança que desejei muitas vezes não ter de receber.

Coloca-me no centro da visão como espectador privilegiado da humana ignomínia.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário